Apae de Brusque sedia etapa regional do “Festival Nossa Arte”

Apaes de Gaspar, Blumenau, Timbó, Apiúna, Pomerode, Guabiruba, Rodeio, entre profissionais e usuários participaram do encontro

A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque se tornou um grande palco de talentos artísticos na quarta-feira, 24 de maio, com a realização da etapa regional do “Festival Nossa Arte”, que integra o calendário da Federação das Apaes. Na oportunidade a instituição recebeu alunos, professores e demais profissionais das Apaes do Médio Vale, das cidades de Gaspar, Blumenau, Timbó, Apiúna, Pomerode, Guabiruba e Rodeio.
No período da manhã, a abertura do evento contou com a visitação da exposição das obras de Artes Visuais e avaliação dos jurados, que selecionaram os trabalhos vencedores para representar o Médio Vale na etapa estadual. À tarde foram realizadas as apresentações das categorias de Artes Literárias e Cênicas (como teatro, dança e dança popular brasileira). Ao todo, foram 15 apresentações artísticas realizadas.
Os trabalhos desta etapa regional foram classificados para a fase Estadual, que acontece no mês de outubro, em Lages. Os melhores trabalhos do estado, na oportunidade irão concorrer à etapa Nacional, que acontece em 2024, na Bahia.
“A Apae de Brusque é protagonista em muitas ações na Educação Especial. E hoje é mais uma prova disso, ao sediarmos este evento. São cerca de 200 pessoas aqui presentes, participando e prestigiando esta etapa regional. Agradecemos a toda a equipe pelo empenho, que possibilitou a realização deste encontro, em especial os profissionais que atuam na Apae e que são referência em todo o estado. Para nós é muito gratificante ver esse movimento e vamos continuar apoiando, para que todos possam realizar um bom trabalho”, declarou o presidente da Apae de Brusque, Renato Roda.

Reconhecimento
Durante a abertura do evento, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite também esteve presente e destacou o papel do Festival para as potencialidades das pessoas com deficiência. “É muito importante vermos esse trabalho, desenvolvido pelos arte educadores com os alunos, que trabalham a área da estimulação cognitiva. E esse tipo de atividade é excelente para manter todo o processo de aprendizagem, não só na questão de talentos, mas como algo a mais a ser ofertado aos nossos educandos. Assim, é uma grande satisfação para a Fundação prestigiar esses talentos e empenho desses profissionais”, pontuou.
Também presente no evento, a secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo elogiou a Apae de Brusque por sediar o evento, tão importante na região. “É uma oportunidade única participar desse momento, que reúne tantas Apaes do Médio Vale. Em um período em que tratamos tanto sobre a inclusão, estarmos aqui prestigiando essas formas de apresentação e talentos é muito gratificante”, comenta.
O coordenador de artes do Médio Vale, e também arte educador da Apae de Brusque, Evailson Inomata (Vavá), agradeceu a participação e empenho da Apaes presentes na oportunidade, já que de 11 Apaes do Médio Vale oito delas estiveram presentes com alunos. “Foi o primeiro Festival em que participo como coordenador e superou todas as expectativas. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da diretoria, coordenação da Apae Brusque e de todos os envolvidos. Ficamos muito felizes de vermos tantos talentos na nossa região e acredito que a ideia de multiplicarmos o conhecimento está sendo vivenciada. Acima de tudo, os alunos estão utilizando a arte para transmitir sentimentos incríveis”, considerou.

Da mesma forma, a vice-coordenadora de artes do Médio Vale, Maria Salete Silva falou sobre a sua satisfação e emoção em participar de mais uma fase do evento regional. “Há dez anos atuo na Apae de Gaspar, já participei de alguns festivais, mas a cada edição nos emocionamos de formas diferentes ao vermos o potencial dos nossos alunos e a emoção também deles. Nosso objetivo era fazer um bom festival e conseguimos, com a certeza de que teremos bons resultados também na etapa estadual”, acrescentou.

Grandes talentos
Entre os alunos a emoção e alegria em participar da fase Regional de seleção dos trabalhos era evidente. Entre eles, estava a dupla Luciana da Silva Uler, 28 anos, e Eduardo Rafael Gaulke, 26 anos, ambos da Apae de Rodeio. Eles se apresentaram na categoria dança, ao som da música do clássico “A Bela e a Fera”. Arrancando aplausos do público, a dupla não escondia a satisfação em participar do evento, em especial por ser a primeira apresentação de dança de ambos, que estavam acompanhados da diretora Apae de Rodeio, Simone Strey Tambani, e da professora, Andresa Cristina Zerniani Uller.
“A professora selecionou a música e ela e a diretora escolheram o figurino. Ensaiamos duas vezes na semana e nos dedicamos até o fim, para fazer da melhor forma a apresentação. Não foi difícil”, afirma Eduardo. “Vamos dançar sempre que possível a partir de agora. Chorei muito, pois nunca ganhei muitos aplausos na vida e ver o público admirando a nossa apresentação foi muito emocionante. Agradecemos todos da Apae que nos ajudaram a estar aqui”, completou Luciana, emocionada.

Jurados
Como convidados para a seleção dos trabalhos, integraram as equipes de jurados: Vania Gevaerd (artista plástica de Brusque); Lilian Verônica Souza (arte educadora) e Edilaine Odete Francisco (arte educadora), que avaliaram os trabalhos de Artes Visuais. Nas categorias de Artes Literárias e Cênicas: Thiago Martins (arte educador de Teatro da Fundação Cultural de Brusque); Jaqueline da Silva (arte educadora de Teatro da Fundação Cultural de Brusque); Daniel Zanella Dos Santos (músico e professor no Instituto Federal Catarinense); Louise Clemente (arte educadora de Música da Fundação Cultural de Brusque); Matheus Teixeira (arte educador de Música da Fundação Cultural de Brusque); Milana Zanon (dançarina da Fundação Cultural de Brusque); Aline Giraldi Kalat (professora de dança e educadora física); e Betinho Ghislandi (bailarino e proprietário da Academia Somma).

Resultado Festival Nossa Arte – Etapa Regional Médio Vale

Artes Visuais
*1° Lugar: Obra APAE que Brota (APAE de Brusque)
– Nome do Artista: (Responsável representante do grupo): Sandra Sanni
– Técnica Utilizada: Escultura com biscuit, estrutura de arame galvanizado, sobre base de madeira e pintura acrílica

*2° Lugar: Obra Acolhimento (APAE de Pomerode)
-Nome do Artista: Sueli Marangoni e Laudemir Vargas
-Técnica Utilizada: Escultura em argila

*3° Lugar: Obra Manta e Almofada de Crochê (APAE de Timbó)
-Nome do Artista: Larissa Dalpiaz
-Técnica Utilizada: Crochê

Artes Literárias
*1° Lugar Obra “Minha escola do Coração” (APAE de Gaspar)
-Nome do Artista: Guilherme Palhano Müller
-Técnica Utilizada: Prosa

Artes de Palco – Dança Popular
*1° Lugar: Obra Cobra Grade (APAE de Gaspar)
-Nome do Artista: Gleberson Breno Porto Santos
-Técnica Utilizada: Dança Folclórica

Artes de Palco – Música
*1° Lugar: Obra: Música – Casinha Branca (APAE de Timbó)
-Nome do Artista: Márcia Molmelstet
-Técnica Utilizada: Canto

Artes de Palco – Teatro
*1° Lugar: Obra Ciclo sem Fim (APAE de Pomerode)
-Nome do Artista: Sueli Marangoni, Clarice Regina Schneider, Elisiane Wirth, Elmo Blease Junior, Rosana Volkmann, Silvio Sérgio Tiedt, Naide Machado e Neusa Formigari

Artes de Palco – Dança
*1° Lugar: Obra “A bela e a fera” (APAE de Rodeio)
-Professor responsável: Andresa Cristina Zermiani Uller
-Nome do Artista: Luciana da Silva Uler e Eduardo Rafael Gaulke
– A apresentação de dança foi inspirada no filme a Bela e a Fera. Um casal que aprendeu aceitar suas diferenças e o sentimento de amor que é eterno.