Programas e Serviços

Conheça

Unidades de Atendimento

Conheça as unidades de atendimento, programas e serviços mantidos pela APAE de Brusque

Uni Duni Tê

Realiza atendimentos na parte clínica voltados a toda comunidade. Estes serviços são compreendidos como o teste do pezinho e teste da orelhinha. São ofertados juntamente atendimentos voltados a prevenção e orientação com o intuito de identificar possíveis atrasos e estimular o desenvolvimento para aquisição de habilidades nos primeiros anos de vida.

Santa Inês

É destinado ao desenvolvimento e à manutenção de habilidades funcionais e cognitivas dos educandos com idades entre 06 anos até a fase do envelhecimento, que possuam diagnóstico de Deficiência Intelectual moderada, grave ou profunda, associada ou não a outras deficiências ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.

O trabalho visa à aquisição de conhecimentos e comportamentos que sejam essenciais, no sentido de promover a sua independência e autonomia, para que eles tenham mais participação no contexto familiar e comunitário.

Ruth de Sá

Oferta serviços direcionados a pessoa com deficiência na fase adulta até o processo de envelhecimento, seja em atividades laborativas ou em educação para o mundo do trabalho, com ações voltadas ao trabalho e aprendizagem, visando sua preparação, nos mais diferentes aspectos a fim de proporcionar sua participação social.  Além da busca desta participação social através do trabalho, o Centro de Convivência e Participação Social Ruth de Sá tem como meta auxiliar esta pessoa a ser vista como cidadão participante e atuante.

Progras e Serviços

A APAE de Brusque dentro de suas respectivas unidades oferece os seguintes programas e serviços:

  • Teste do Pezinho

    É a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, com a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas, metabólicas ou infecciosas que podem levar à deficiência intelectual, entre outros danos à saúde do bebê, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida

  • Saúde Auditiva Infantil: Triagem e Monitoramento

    Tem por objetivo identificar precocemente perdas auditivas por meio do teste da orelhinha. O exame é realizado por meio de equipamento de Emissões Otoacústicas Evocadas Transitórias e Potencial Auditivo de Tronco Encefálico modo Triagem. A não detecção precoce de perdas auditivas impede o desenvolvimento da fala, linguagem e cognição.

  • Acompanhamento ao Desenvolvimento Infantil

    Crianças de 00 a 03 anos de idade têm seu desenvolvimento (cognitivo, motor, social, emocional e da linguagem) acompanhados no primeiro ano de vida trimestralmente e até os 03 anos de idade, semestralmente, por profissional da área da pedagogia. Tem por objetivo identificar precocemente atrasos no desenvolvimento, assim como, oferecer as famílias um espaço para troca de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, enfatizando a importância deles enquanto estimuladores desse processo.

  • Orientação Multidisciplinar

    Voltado a crianças de 00 a 03 anos, 11 meses e 29 dias de idade, com riscos ou atrasos nas áreas do desenvolvimento, que necessitam de avaliações e acompanhamentos específicos de profissionais da equipe multiprofissional, tendo como público elegível: a) crianças com indicadores de risco (prematuridade, internação prolongada em UTI neonatal, síndromes, entre outros) b) crianças com atrasos no desenvolvimento encaminhadas do Programa de Acompanhamento ao Desenvolvimento Infantil para avaliação multidisciplinar.

  • Estimulação Precoce – E.P.

    Atende crianças de 03 meses a 05 anos, 11 meses e 29 dias de idade que apresentam riscos ou atrasos no desenvolvimento global. Atua-se de maneira multiprofissional dentro de uma abordagem transdisciplinar, priorizando a participação efetiva e direta dos pais ou responsáveis no atendimento. Os atendimentos acontecem em grupos de no máximo 04 crianças, duas vezes por semana. As atividades nos grupos são dirigidas por uma pedagoga, com suporte da equipe multiprofissional, sendo planejadas individualmente conforme as necessidades da criança. Os pais participam ativamente dos atendimentos com seus filhos (as) o que favorece o conhecimento da família sobre o processo de desenvolvimento da criança, possibilitando sua atuação como mediadores de novas aprendizagens, agregando à rotina do lar a continuidade das atividades.

  • Atendimento Educacional Especializado – AEE

    São atendidas crianças com idade a partir de 06 anos que possuem laudo diagnostico de Deficiência Intelectual grave ou Severa e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível III, que frequentam o Ensino Regular e necessitam de apoio pedagógico. O atendimento é feito no contra turno do Ensino Regular, duas vezes por semana, em dias alternados.

  • Programa de Educação Profissional – PROEP

    Programa ofertado a pessoa com deficiência a partir de 14 anos que possuem laudo diagnostico de Deficiência Intelectual associadas ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), ambas com perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Os educandos do PROEP vivenciam na prática diversas atividades que os aproximam do mundo do trabalho. Além das atividades realizadas no Programa, os educandos podem ser encaminhados para vagas de emprego formal, aprendizagem industrial, jovem aprendiz, cursos técnicos e entre outras modalidades.

  • Serviço de Vivências Laborais - SVL

    Este serviço é destinado à pessoas com idade a partir de 14 anos que possuem laudo diagnostico de Deficiência Intelectual associadas ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) mas sem perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e ou de inclusão no mercado de trabalho. O SVL é desenvolvido por meio de oficinas que proporcionam atividades laborais específicas, bem como conteúdos significativos que contribuam para a promoção da independência pessoal e social do aprendiz.

  • Serviço Pedagógico Específico – SPE / Serviço Pedagógico Específico (Transtorno do Espectro Autista) SPE TEA

    O atendimento é direcionado a educandos de 06 anos a 17 anos e 11 meses, que não frequentam o Ensino Regular por consequência de seu quadro de saúde e/ou comportamentais, que inviabilizam sua permanência no ensino regular e necessitam de atendimento pedagógico em conjunto com o trabalho da equipe de saúde. As atividades acontecem em grupo, porém visando as necessidades individuais de cada educando.

  • Serviço de Atendimento Específico – SAE / Serviço de Atendimento Específico (Transtorno do Espectro Autista) – SAE TEA

    São atendidas pessoas com idade a partir de 18 anos completos. O atendimento oferecido por este serviço está voltado à aquisição de habilidades funcionais e cognitivas que envolvem: vivência de experiências, percepções, atenção, identificação, interação, comunicação, memória, socialização

  • Serviço de Convivência

    É um espaço destinado à pessoas acima de 40 anos em processo de envelhecimento com laudo Diagnóstico de deficiência intelectual moderada, grave ou profunda associada, ou não, a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando desenvolvimento de atividades socioculturais e pedagógicas que visam oportunizar a participação das pessoas atendidas na vida comunitária, favorecer a prevenção de situações de risco pessoal e a promoção do envelhecimento ativo e saudável. Destina-se ainda, ao apoio e a instrumentalização de seus familiares/cuidadores.

  • Curriculo Funcional Natural Ou Curriculo Para A Vida

    Dentro dos seus programas e serviços a A APAE de Brusque vem há alguns anos reestruturando suas práticas pedagógicas, visando alcançar um dos seus principais objetivos que é mediar as ações, as práticas e tudo que envolva o aprimoramento das habilidades de cada educando, tornando-o ativo e mais participativo em casa, na comunidade e consequentemente com maior autonomia, independência e a inclusão destas na sociedade. Acreditamos no potencial que todos nós temos, principalmente quando somos instigados e adequadamente conduzidos. Desta forma, adotamos o Currículo Funcional Natural – CFN, como metodologia pedagógica.

  • Serviços de Saúde

    Os serviços de saúde, abrangem as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional. São realizados, segundo plano de atendimento individual, que estabelece as necessidades e especificidades do público matriculado nos serviços educacionais e executados segundo a capacidade de atendimento da equipe.

  • Serviço Social

    O Serviço Social, no espaço institucional/APAE, insere em sua prática cotidiana, atendimentos voltados ao interesse do público assistido e suas famílias. Esses atendimentos, pautam-se em orientações/informações úteis ao acesso a direitos em suas mais diversas frentes. Para tanto, são realizadas acolhida, escuta, articulação com a rede intersetorial, execução de projetos vias a promoção da inserção social e comunitária.

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