APAE Brusque

Quem Somos

A APAE de Brusque foi criada a partir da iniciativa do Dr. Carlos e sua esposa D. Ruth de Sá Moritz, que buscavam serviços que pudessem atender seu filho Pierre.

Em 1955, ao retornar a Brusque depois de buscar referências deste tipo de trabalho, Dr. Carlos liderou um movimento para aquisição do terreno e construção da escola que funcionaria nos moldes do Instituto Santa Lúcia do Rio de Janeiro. Em reunião realizada na residência do casal Moritz, no dia 14 de setembro de 1955, com a participação dos senhores: Dr. Carlos Moritz, Oscar Gustavo Krieger, Cyro Gevaerd, Bruno Moritz, Ayres Gevaerd, Bruno Maluche, foi fundada a APAE de Brusque e constituída  a primeira Diretoria “provisória”, tendo como presidente, Dr. Carlos Moritz.

Ao longo desta trajetória, outros pais e amigos foram se juntando à caminhada, visando o fortalecimento  da Entidade e qualificação dos serviços a serem prestados.

Hoje, a APAE de Brusque, diferentemente de outras Entidades do gênero, possui a Clínica de Terapia Integrada Uni Duni Tê que atende crianças de 00 a 06 anos de idade,  o centro educacional especializado no atendimento de pessoas acima de 06 anos de idade e  o centro de Convivência Ruth de Sá.

O Centro de Convivência Ruth de Sá  foi implantado  no ano de 2001, para atender a pessoas com deficiência mental acima de 21 anos ou em processo de envelhecimento, com dependência ou semi-dependência nas atividades de vida diária, sem possibilidade de inserção no mercado competitivo ou protegido, em período integral. Os serviços visam proporcionar aos usuários, através de atividades educativas, de saúde, ocupacionais e de lazer, a manutenção e o desenvolvimento de suas potencialidades físicas, sociais, emocionais e intelectuais, promovendo o bem estar, a qualidade de vida e a inclusão social.

História

  • 14 de Setembro de 1955 - Fundação

    Dr. Carlos Moritz e esposa Ruth sentem a necessidade de educar o filho Pierre em uma perspectiva Educacional e não assistencialista. Em contato com o MEC no Rio de Janeiro trouxeram a orientação de formar uma APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais que teria como objetivo construir uma escola para crianças deficientes mentais. Em 14 de Setembro de 1955 é fundada a Associação.

  • 1958 - Instituto Santa Inês

    Lançada pedra fundamental do ISI, Instituto Santa Inês, que tem como filosofia - Dimensionar a relação dos indivíduos com o meio social, como agentes participativos e transformadores da realidade, utilizando dos meios que a escola oferece mediando seu crescimento pessoal, poliítico e social, este iniciou as suas atividades em 1958 nas dependências

  • 17 de março de 1958 - Salas

    Duas salas são cedidas pela ação Social Paroquial, anexo ao Colégio Santo Antônio, hoje jardim de infância Divina Providêcia, iniciaram as atividades a Escola "Instituto Santa Inês" com 7 alunas e 3 funcionárias.

  • 20 de Março de 1961 - Prédio próprio

    Atividades do Instituto Santa Inês, passaram para o prédio próprio, situado na Avenida Augusto Bauer, 350- Bairro Maluche, contando com 22 alunos e 04 funcionárias.

  • 1991 - Clínica Uni Duni Tê

    Criação da Clínica UniDuniTê para atender as necessidades da comunidade, que atua na prevenção das deficiências, acompanhar e intervir no desenvolvimento infantil.

  • 2001 - Centro de Convivência Ruth

    A Apae preocupada com a falta de serviços oferecidos às pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento, criou o Centro de Convivência Ruth de Sá que atende pessoas com comprometimentos severos em regime de semi internato.

  • 14 de Abril 2004 - 50 anos do Movimento

    O vice presidente Márcio Belli esteve em Campo Grande para a cerimônia de comemoração dos 50 anos do Movimento Apaeano do Brasil. A cerimônia foi organizada pela Federação Nacional das Apaes. Na oportunidade foram homenageadas as Apaes do Rio de Janeiro, Brusque e Volta Redonda.