Na última semana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque sediou a etapa regional do Médio Vale dos concursos de cartões de Natal e do cartaz do Festival Nossa Arte. Os trabalhos estiveram expostos na entrada da instituição e foram julgados por uma comissão formada por profissionais da área artística. O cartão de Natal vencedor foi produzido na Apae de Gaspar, pelo educando Mateus Silva de Souza; já o cartaz do Festival Nossa Arte representa a Apae de Brusque e foi feito por Shayane Klabunde e Evair Vequi.
O coordenador regional do Núcleo Artístico das Apaes do Médio Vale e arte educador da Apae de Brusque, Evailson Inomata, o Vavá, explica que cada instituição faz o concurso interno para escolher seu representante na etapa regional. “Tivemos 14 trabalhos nesta etapa. Eu costumo dizer que todos são vencedores, pois a arte é muito importante para os nossos educandos, que participam de todo o processo criativo. O trabalho vencedor do cartão de Natal, do educando Mateus, é muito interessante: com as mãos que são o símbolo da Apae próximo a lareira, passa uma ideia de acolhimento e transmite aquilo que as instituições realizam com os alunos e na sociedade. E o cartaz do festival, produzido aqui na Apae de Brusque, pela Shayane e pelo Evair, novamente se mostram como trabalhos artísticos incríveis. O cartaz engloba todas as artes, com a presença da máquina fotográfica, o Charles Chaplin e as máscaras de teatro, uma criança desenhando o símbolo da Apae, uma mulher dançando, os instrumentos musicais e as notas”, comentou.
Ele ressalta que durante o processo criativo são utilizadas muitas referências e técnicas. “São dois momentos: um criativo, onde mostro a referência e eles criam algo. E o outro onde trabalhamos com a técnica de projeção de imagens. Acreditamos que as pessoas não criam arte, elas copiam, mas inserem sua leitura acerca daquela obra”.
Vavá ressalta que o concurso oportuniza o crescimento artístico dos usuários. “A cada edição é notório a crescente artística dos educandos, vemos o desenvolvimento das técnicas, a criatividade e cada vez eles se aprimoram mais. Esse comentário ouvimos também dos jurados que elogiam os trabalhos apresentados e comentam sobre esta evolução”, finalizou.
Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 324 usuários recebem atendimento.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.



