Apae de Brusque participa do 2º Festival Estudantil de Teatro


Ao todo 22 educandos participaram da peça teatral

A Associação dos Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Brusque participou na última semana do 2º Festival Estudantil de Teatro. A apresentação ocorreu na tarde de quinta-feira, 9 de novembro, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), e contou com a participação de 22 educandos da entidade. No palco, o grupo apresentou o espetáculo “Vivendo Momentos”, inspirado no cordel “Momentos” escrito pelo professor da instituição, Marcelo da Silva Gomes.

Festival inclusivo
Esta foi a segunda vez que a entidade participou do Festival. A diretora executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto, ressaltou que a entidade sente-se honrada em ter recebido, novamente, o convite da Fundação Cultural de Brusque para participar do festival e fala da importância da inclusão em um evento deste porte. “Nos sentimentos muito felizes com o convite para novamente participar do Festival Estudantil de Teatro. Isso nos mostra que cada vez mais os espaços estão se abrindo para os nossos educandos poderem compartilhar as vivências com todos os públicos, e isso é o supra sumo do nosso trabalho na Apae. Hoje, através do teatro, que é uma grande expansão da arte, eles podem expressar suas habilidades, criatividade e emoção”, frisou Rosecler.
Ela lembrou que os educandos se dedicaram e ensaiaram muito para apresentar a peça. “Nós acompanhamos alguns ensaios e podemos ver eles se emocionando, dedicados, bem concentrados. E é incrível ver a atenção deles nessa preparação, o respeito com o colega que está ali dividindo o palco também”, disse.

Inspiração
Em relação à peça, Gomes explica a inspiração da mesma, a partir do cordel escrito para uma exposição feita na Apae. “Ele é baseado nos momentos que vivemos na instituição, como a troca de experiências entre nós e os educandos, onde tentei traduzir os aprendizados e sentimentos que vivemos lá, diariamente”, explica o professor.
Segundo ele, o arte educador da entidade, Evailson Inomata “Vavá”, teve a ideia de transformar a história em uma peça teatral, a partir daí foram criadas algumas músicas e visto as habilidades de cada um dos educandos que participaram da apresentação para colocá-las no palco. “A partir da ideia construímos algumas músicas para a peça. Vimos o potencial que cada um dos nossos amigos têm de melhor, para colocar na apresentação. Então, o ‘Vivendo Momentos’ é isso: são os educandos fazendo o que eles gostam e sendo quem são, mostrando para o público aquilo que vivemos diariamente dentro da Apae de Brusque”, falou o professor.
A aluna Mariana Soares Pinheiro de Lima, que participou do festival pela segunda vez, contou que adora se apresentar. Ela cantou uma das músicas da peça. “Foi emocionante, eu gostei muito. Estava um pouco nervosa, mas quando subi no palco passou, foi um momento inesquecível. Nós ensaiamos muito, todas as terças e quartas-feiras, todo mundo estava bem preparado e ficamos muito felizes com a apresentação”, finalizou Mariana.